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Especialização em TCC na Infantojuvenil - 2021

Inscrições abertas por tempo limitado!

Sinta-se capacitado para oferecer um repertório clínico qualificado em Terapia Cognitivo Comportamental, para atuação em diferentes situações e transtornos psiquiátricos na infância e adolescência. Um curso completo, na categoria de especialização, que aborda da avaliação às intervenções!
Estudantes de pós-graduação têm 20% de desconto.  

Profissionais residentes na Região Norte do país têm 20% de desconto. 

Sobre o curso:
Acesso imediato a todos os conteúdos 
Conteúdos disponíveis até setembro/22
Videoaulas
Simulação de intervenções
Apostilas como material de apoio
Ferramentas Clínicas
Supervisão em grupo com treinamento de competências  
Confere título de especialista
Duração de 18 meses

As supervisões clínicas ocorrem uma vez por mês através do Zoom (videoconferência)

Está com alguma dúvida? Chama a gente no Whatsapp!

O curso é oferecido pela Facsu em parceria com a Comportalmente e certificado pela referida Instituição de Ensino Superior.

Lembre-se: Ao se inscrever no curso, você afirma ser psicólogo, estudante de Psicologia, psiquiatra ou residente de Psiquiatria e ter lido os nossos Termos de Uso.  

O e-mail de confirmação poderá ser direcionado para o SPAM, mas a sua área do aluno estará disponível assim que o pagamento for processado.  

Conteúdos disponíveis para os alunos matriculados: 
  • Informações Iniciais
    • Queremos conhecer você!
    • Informações Iniciais
  • Instrumentos
    • Anamnese
    • Modelo 2 Anamnese
    • Entrevista de Avaliação com os Pais
    • Psicoeducação para Pais
    • Dicas de Quebra Gelo
    • Conceitualização Cognitiva
    • Registro de Pensamentos Diários
    • Curtograma
    • Análise dos Padrões Comportamentais
    • Questionário para Escola
  • Tutoria
    • Datas e Acesso Tutoria
  • Supervisão
    • Pergunta de Supervisão
    • Informações sobre a Supervisão
  • Aula Bônus - Conceitualização Cognitiva
    • Apresentação
    • Definição
    • O Caldeirão
    • Funções da Conceitualização
    • A Execução
    • Vamos treinar?
    • Slides
  • 1º Módulo - Introdução à TCC
    • Apresentação
    • História
    • Modelo Cognitivo
    • Níveis de Cognição
  • 1º Módulo - Introdução à TCC Infantojuvenil
    • TCC com Crianças e Adolescentes
    • Estrutura das Sessões e Formulação
    • Identificando Problemas com Crianças e Adolescentes
    • Plano de Tratamento
    • Estrutura e Planejamento de Sessão
    • Habilidades
    • Intervenções
  • 1º Módulo - Apostila, Simulação, Quiz e Slides
    • Apostila
    • Apostila Bônus - Introdução à TCC
    • Simulação
    • Slides
    • Quiz
  • 2º Módulo - Técnicas, Intervenções e Ferramentas Cognitivas e Comportamentais
    • Apresentação - Técnicas Cognitivas e Comportamentais
    • Definição, Características e Critérios de Escolha
    • Técnicas para Avaliação e Formulação
    • Técnicas para Intervenção na Infância e na Adolescência
    • Apresentação - Intervenções e Ferramentas
    • Tratamento em TCC
    • Adaptação da TCC para Infância e Adolescência
    • Estrutura de Tratamento em TCC
    • Estrutura da Sessão em TCC
    • Instrumentos e Recursos
  • 2º Módulo - Apostila, Simulação, Quiz e Slides
    • Apostila
    • Simulação
    • Quiz
    • Slides - Intervenções e Ferramentas
    • Slides - Técnicas Cognitivas e Comportamentais
  • 3º Módulo - Mindfulness com Crianças e Adolescentes
    • Apresentação
    • Origem de Mindfulness
    • O Que é Mindfulness
    • Benefícios de Mindfulness
    • Mindfulness e Neurociência
    • Emoções e Sentimentos
    • Âncoras de Mindfulness
    • Práticas de Mindfulness - Parte 01
    • Práticas de Mindfulness- Parte 02
  • 3º Módulo - Técnicas de Relaxamento com Crianças e Adolescentes
    • Apresentação
    • Considerações Gerais
    • Respiração
    • Relaxamento
  • 3º Módulo - Apostilas, Simulações, Quiz e Slides
    • Apostila - Mindfulness
    • Apostila - Técnicas de Relaxamento
    • Simulação - Mindfulness
    • Simulação - Técnicas de Relaxamento
    • Simulação - Técnicas de Relaxamento
    • Slides - Mindfulness
    • Slides - Técnicas de Relaxamento
    • Quiz
  • 4º Módulo - Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais e Resiliência
    • Apresentação
    • Desenvolvimento do Campo
    • O Que São Habilidades Socioemocionais
    • Habilidades Socioemocionais Profissionais do Psicólogo
    • Indicações
    • Definição de Resiliência
    • Evidências Científicas e Formas de Mensurar
    • Intervenções na Infância
  • 4º Módulo - Desenvolvimento de Regulação Emocional
    • Apresentação
    • Desregulação e Regulação Emocional
    • Esquemas e Mitos Emocionais
    • Estratégias de Regulação Emocional
    • Conceitos de Emoções e Metas de Regulação
  • 4º Módulo - Apostila, Simulação, Quiz e Slides
    • Apostila - Desenvolvimento de HSE e Resiliência
    • Apostila - Regulação Emocional
    • Simulação - Desenvolvimento de HSE e Resilência
    • Simulação - Regulação Emocional
    • Quiz
    • Slides - Desenvolvimento de HSE e Resiliência
    • Slides - Regulação Emocional
  • 5º Módulo - Orientação Familiar
    • Apresentação
    • Considerações Iniciais
    • Treinamento de Pais e Orientação Familiar
    • Técnicas
    • Habilidades Socioemocionais
    • Comunicação e Valores
  • 5º Módulo - Apostila, Simulação, Quiz e Slides
    • Apostila
    • Simulação
    • Quiz
    • Slides
    • Quiz
  • 6º Módulo - Capacitação de Professores
    • Apresentação
    • Aspectos gerais
    • Manejo do comportamento com crianças
  • 6º Módulo - Intervenções escolares em casos de bullying
    • Agenda da aula
    • O que é bullying?
    • Estratégias para lidar com o bullying
  • 6º Módulo - Relação do Psicólogo com a Escola
    • Apresentação
    • Aproximação entre psicólogos e escola
    • Orientações resultados e desafios
  • 6º Módulo - Apostila, Simulação, Quiz e Slides
    • Simulação
    • Apostila
    • Quiz
    • Bullying
    • Orientação de professores
    • Relação do psicólogo com a escola
  • 7º Módulo - TCC nos Transtornos Alimentares na Adolescência
    • Apresentação
    • Introdução
    • Anorexia nervosa (AN)
    • Bulimia nervosa (BN)
    • Transtorno de comportamento alimentar (TCA)
    • Imagem corporal
    • Tratamento dos transtornos alimentares
    • Tratamento AN e BN
    • Tratamento do TCA
  • 7º Módulo - TCC na Seletividade Alimentar na Infância
    • Apresentação
    • Entendendo a seletividade alimentar
    • Critérios diagnósticos
    • A importância da equipe multidisciplinar
    • Tratamento em TCC
    • Orientação de pais
  • 7º Módulo - Apostila, Simulação, Quiz e Slides
    • Quiz
    • Slides - Seletividade alimentar na infância
    • Slides -Transtornos Alimentares
    • Simulação - Seletividade Alimentar
    • Simulação - Transtornos Alimentares
    • Apostila - Seletividade Alimentar
    • Apostila - Transtornos Alimentares
  • 08º Módulo - TCC no TAG e Transtorno de Pânico Infanto Juvenis
    • Apresentação
    • Considerações Iniciais
    • Transtorno de Pânico
    • Tratamento do Pânico
    • Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
    • Tratamento para TAG
  • 08º Módulo - Apostila, Simulação, Quiz e Slides
    • Quiz
    • Slides - Transtorno de Ansiedade Generalizada e Pânico
    • Apostila - Transtorno de Ansiedade Generalizada
    • Apostila - Ansiedade e Pânico
    • Simulação
  • 9º Módulo - TCC na Dependência Tecnológica
    • Apresentação e Agenda
    • Introdução
    • Dados Estatísticos
    • Fatores Aditivos e Terminologias Que Classificam Outros Problemas
    • Games
    • Internet - Aspectos Neurológicos e Conceito de Mente Extendida
    • Orientação de Pais
    • Tratamento Cognitivo Comportamental Para Abusadores
  • 9º Módulo - TCC na Fobia Social e Específica na Infância e Adolescência
    • Apresentação e Agenda
    • Medo e Ansiedade
    • Fobia Específica
    • Ansiedade Social
    • Tratamento
  • 9º Módulo - Apostila, Simulação, Quiz e Slides
    • Quiz
    • Slides - Fobia social e especificas
    • Slides - Dependência Tecnológica
    • Apostila - Fobia social e específicas
    • Apostila - Dependência Tecnológica
    • Simulado - Fobia Específica
    • Simulado - TCC na Dependência Tecnológica
  • 10º Módulo - TCC no TDAH e TDO
    • Apresentação e Agenda
    • Conceitos Iniciais
    • Critérios Diagnósticos
    • Tratamento
    • Apresentação e Agenda 2
    • Introdução
    • Avaliação e Diagnóstico
    • Tratamento
    • Treinamento de Pais no Tratamento
  • 10º Módulo - TCC no Transtorno de Ansiedade de Separação
    • Apresentação e Agenda
    • Introdução
    • Quando Falamos de um Transtorno?
    • Tratamento
  • 10º Módulo - Apostila, Simulação, Quiz e Slides
    • Quiz
    • Slides - TDAH
    • Slides - TOD
    • Slides - Ansiedade de Separação
    • Apostila - TDAH e TDO
    • Apostila - Ansiedade de Separação
    • Simulação - TDAH
    • Simulação - TDO
    • Simulação 01 - Prof.Lara
    • Simulação 02 - Prof.Lara
  • 11º Módulo - TCC no TOC Infantojuvenil
    • Apresentação
    • Considerações Iniciais
    • TOC na Infância e na Adolescência
    • Tratamento
  • 11º Módulo - TCC no TEPT e Estresse na Infância e Adolescência
    • Apresentação e Agenda
    • Introdução
    • Critérios Diagnósticos
    • Modelos Teóricos
    • Tratamento no Estresse Pós-Traumático
    • Modelo Teórico Quadrifásico
    • Tratamento para Estresse Infantil
  • 11º Módulo - Apostila, Simulação, Quiz e Slides
    • Slides - TOC
    • Slides - TCC no TEPT e no Estresse
    • Quiz
    • Apostila - TOC em crianças e adolescentes
    • Apostila - TEPT
    • Simulação - TCC no TOC
    • Simulação - TCC no TEPT
  • 12º Módulo - TCC na Depressão Infanto Juvenil e Suicídio e Parassuicídio na Adolescência
    • Apresentação e Agenda
    • Depressão
    • Modelo Cognitivo da Depressão
    • Conceituação Cognitiva ( Parte I )
    • Avaliação do Potencial Suicida
    • Vamos Fixar
    • Autolesão Não Suicida
    • Manejo
    • Plano de Segurança
    • Intervenções
    • Conceituação Cognitiva ( Parte II )
    • Plano de Tratamento
    • Estrutura das Sessões
  • 12º Módulo - Apostila, Simulação, Quiz e Slides
    • Apostila - Depressão na infância e adolescência
    • Apostila - Manejo de comportamentos suicidas na infância e adolescência
    • Slides - Depressão Infanto Juvenil e Suicídio e Parassuicídio na Adolescência
    • Quiz
    • Simulação

Descrição do curso

Curso online - videoaulas gravadas e supervisão ao vivo

Este curso é voltado para profissionais e estudantes de psicologia e psiquiatria. A proposta é capacitar os alunos com teoria bem embasada e exemplos práticos, qualificando da avaliação ao tratamento de crianças e adolescentes, considerando as peculiaridades da faixa etária envolvendo a família e a escola. O aluno terá acesso à videoaulas e apostilas. Também são disponibilizadas ferramentas para uso clínico. Mensalmente, o aluno poderá participar de supervisão em grupo, tira-dúvidas e treinamento com interação direta com o professor. Ao final do curso o aluno receberá o certificado de Especialização em TCC Infantojuvenil. 


Categoria: CURSOS

Informações gerais

Conteúdo
  • Introdução à TCC
  • Introdução à TCC Infanto Juvenil
  • Conceitualização Cognitiva de Crianças e Adolescentes
  • Intervenções e Ferramentas Clínicas
  • Técnicas de Relaxamento
  • Mindfulness com crianças e adolescentes.
  • Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais e Resiliência
  • Orientação Familiar
  • Capacitação de Professores
  • Bullying: Intervenções Escolares
  • TCC na Anorexia e Bulimia na Adolescência
  • TCC na Seletividade Alimentar Infantil
  • TCC no TOC Infanto Juvenil
  • TCC na Dependência Tecnológica Infanto Juvenil
  • TCC na Depressão Infanto Juvenil
  • TCC, Suicídio e Parassuicídio na Adolescência
  • TCC no TDAH Infanto Juvenil
  • TCC no TDO
  • TCC no TEPT
  • TCC no Estresse Infanto Juvenil
  • TCC na Fobia Social e Específica Infanto Juvenil
  • TCC no TAG Infanto Juvenil
  • TCC no Transtorno de Pânico Infanto Juvenil
Objetivo

Capacitar clinicamente os participantes do curso para aplicar a Terapia Cognitivo Comportamental em crianças e adolescentes. 

Público-alvo

O curso é restrito a Psicólogos, Estudantes de Psicologia, Psiquiatras e Residentes de Psiquiatria.

Metodologia

Ao se matricular o aluno terá acesso a todos os módulos do curso, compostos por videoaulas gravadas. 

As supervisões clínicas ocorrerão mensalmente por videoconferência de abril de 2021 a março de 2022 e serão pautadas no treinamento de competências terapêuticas, seguindo o proposto pelo Instituto Beck. Também haverá espaço para tirar dúvidas de casos clínicos. 

Durante o primeiro mês do curso, com as matrículas ainda em aberto, a tutoria para dúvidas e apresentação do modelo de supervisão será por videoconferência.

As supervisões ocorrerão em grupo, uma vez por mês, nas quartas-feiras à noite, com horário a confirmar. 

Além das videoaulas, o aluno terá acesso a apostilas e ferramentas para uso clínico.

Após um ano, contato do término das matrículas, os alunos da especialização terão acesso a videoaulas de metodologia científica. Além disso, será agendado um sábado para encontro com o orientador, ao longo dos seis meses seguintes. O objetivo desse encontro será esclarecer dúvidas e fornecer informações relativas ao processo de elaboração do trabalho de conclusão de curso.

O TCC poderá ser realizado em dupla. Há três formatos de apresentação: a) revisão narrativa da literatura b) vídeo psicoeducativo e c) instrumento terapêutico. No caso da escolha dos dois últimos, o aluno também produzirá um texto que embase o material.

Certificado

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de Especialização em TCC Infantojuvenil. 


Professores

Anderson Martiniano

  • Psicólogo
  • Terapeuta Cognitivo Comportamental 
  • Professor de pós graduação
  • Palestrante
  • Autor 
  • Professor do CESDE BH
  • Professor do CEMCO - UNIFESP 

Vanessa Marques

  • Psicóloga Clínica
  • Doutoranda em Psicologia Clínica - UNISINOS
  • Mestra em Gestão Educacional- UNISINOS
  • Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental- WP/FACCAT
  • Especialista em Psicologia Hospitalar- IEP Hospital Moinhos de Vento
  • Formação em Terapia do Esquema- Wainer Psicologia/ ISST/ NY Institute of Schema Therapy - USA
  • Docente da Pós-Graduação: MBA – Desenvolvimento Humano e Liderança - Faculdade Murialdo/ FAMUR
  • Supervisora de Estágio Curricular em Psicologia Clínica no Consultório de Psicologia Vanessa Marques
  • Supervisora Clínica na ELO Psicologia & Desenvolvimento
  • Professora convidada em Cursos de Formação e Especialização em TCC e Terapia do Esquema, em diversas Instituições

Debora Fava

  • Doutoranda em Psicologia (Unisinos/CAPES) com período de estágio na Palo Alto University (CA/USA).
  • Mestre em Cognição Humana (PUCRS); 
    Coordenadora da ELO - Psicologia e Desenvolvimento em Porto Alegre Terapeuta Cognitiva certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas;
  • Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (WP)
  • Psicologia Clínica (Conselho Federal de Psicologia);
    Formação em Manejo do Comportamento Infantil pela Piedmont Virginia Community College (EUA);
  • Trabalha como psicoterapeuta em consultório particular e presta consultoria para escolas, além de atuar como professora e palestrante em cursos e eventos de Educação e Terapia Cognitiva na infância em diversos estados do Brasil. Também é autora e Organizadora de livros pela Editora Artesã e Sinopsys

Ilana Figueiredo Brandão

  • Psicóloga Clínica
  • Mestre em psicologia,
  • Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental,
  • Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental Infanto-juvenil, 
    Supervisora e educadora parental
  • Idealizadora do Programa de Habilidades de vida e autocompaixão para crianças e adolescentes
Luciana Gropo
  • Psicóloga Clínica
  • Mestre em Hebiatria pela UPE
  • Especialista em Saúde Mental pela UFPE
  • Terapeuta Certificada pela FBTC
  • Membro da Equipe da FBTC
  • Training Program in Cognitive Therapy in Beck Institute
  • Docentes de cursos de especialização em TCC
  • Supervisora Clínica
  • Coordenadora da Especialização em Terapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência – InTCC Recife
  • Psicoterapeuta do Grupo CTOC/HUOC-PE

Mirella Nobre

  • Psicóloga clínica e professora de pós graduação.
  • Mestra em psicologia pela Universidade Federal de Alagoas
  • Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência pelo InTCC
  • Formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto Cognitivo

Mirela Ricarte

  • Psicóloga clinica com formação em terapia cognitivo comportamental
  • Mestre em Psicologia Cognitiva pela UFPE
  • Doutora em Psicologia Cognitiva pela UFPE
  • Professora do Departamento de Psicologia da UFPI
  • Autora e coautora de artigos e capítulos de livro na área de avaliação psicológica, terapia cognitivo comportamental e habilidades socioemocionais

Roberta Joaquim

  • Psicóloga Clínica
  • Especialista em TCC
  • Proficiente em TCC
  • Treinamento em ensino e supervisão pelo Beck Instituto
  • Primar Training Racional Emotive pelo Instituto Albert Ellis
  • Formação em Terapia Cognitiva Processual
  • Formação em Entrevista Motivacional
  • Prática profissional em atendimento e supervisão clínica
  • Professora e supervisora de TCC

Raphaela Schlottfeldt Brandão

  • Psicóloga Clínica         
  • Proficiência em Terapia Cognitivo-Comportamental, Instituto de Terapia Cognitiva Veda, 2018
  • Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, Instituto de Terapia Cognitiva Veda, 2016
  • Tem experiência em supervisão de alunos de especialização em TCC

Lara Costa

  • Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência pelo InTCC
  • Formação em Terapia do Esquema pelo Instituo de Educação e Reabilitação Emocional (INSERE)
  • Educadora Parental em Disciplina Positiva pela Positive Discipline Association (PDA/USA)
  • Certificação em Parentalidade e Educação Positivas pela Escola da Parentalidade e Educação Positivas (Portugal)
  • Certificação em Inteligência Emocional e Social pela Escola da Parentalidade e Educação Positivas (Portugal)
  • Fundadora do PrimeiraMente Psicologia Criativa e da plataforma AtmosferaPsi
Sandra Ory
  • Pós Graduada em Terapia Cognitivo Comportamental infância e adolescência CTC Veda – SP
  • Certificação Europeia pelo DEGERT – Portugal 
  • Pós Graduada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial – Estácio de Sá – RJ
  • Pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental – PUCRS
  • Dinamista de Grupos
  • Facilitadora de Grupos Operativos em ações de saúde pública com atendimento ambulatorial 
  • Grupos Informativos e Educativos – preventivo para pais, adolescentes 
  • Oficinas terapêuticas e Lúdicas
  • Programas em Saúde Mental e Saúde da Mulher 
  • Palestrante em Empresas, escolas publicas, municipais, estaduais e privadas. 
Fernanda Saes
  • Instrutora de mindfulness e mindful eating, oferece cursos, vivências e palestras de mindfulness principalmente para escolas, pais, crianças e adolescentes.
  • Graduada em psicologia desde 2000
  • Possui formação profissional em Mindfulness pela UNIFESP
  • Mindful Eating pelo programa Eat For Life, com a Lynn Rossy, mindfulness para crianças e adolescentes na Mindful Schools da Califórnia (Mindfulness Fundamentals, Mindful Educator Essentials e Difficult Emotions Course)
  • Especialista em Psicologia Hospitalar e Psicossomática (FMABC) e extensão em Terapia Focada na Compaixão (IPqHCFMUSP). Responsável pela Brace Psicoterapia e Mindfulness (www.brace.net.br)
Ana Carla Miranda Gameleira 
  • Psicóloga clínica (CRP 15/3525)
  • Terapeuta Cognitivo Comportamental (Beck Institute)
  • Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência (Intcc - RS)
  • Especialista em Transtornos Alimentares
  • Educadora Parental em Disciplina Positiva (PDA)
  • Formação em Terapia cognitivo Comportamental (NAPC/UNCISAL)
  • Formação em Terapia do Esquema (Insere)
  • Formação em Ludoterapia
  • Formação em Terapia Sexual
  • Ex vice-presidente ATC AL (gestão 2016-2018)
  • Professora de pós graduação
Cristiane Rayes
  • Psicóloga clínica e educacional 
  • Especialista em Orientação Familiar e Processos Psicoterapêuticos, Distúrbios de Aprendizagem, Terapia Cognitivo Comportamental e Mediação de conflitos.
  • Atuação nas áreas clínica, escolar, workshops, palestras, orientação de professores, desenvolvimento de projetos de habilidades socioemocionais ( Projeto Amores), desenvolvimento e criação de jogos e materiais terapêuticos
  • ( Jogo da Coragem e Confiança / Baralho Animação / Prumo das Emoções e outros)
  • Responsável pelo Grupo RED - regulação emocional divertida - intervenções e práticas terapêuticas para o dia a dia
  • Workshop internacional ( Portugal )sobre: “ Medos e ansiedade na infância “
  • Certificação internacional em Encorajamento e Coach Parental
  • Autora do capítulo: “ Onde foi que eu errei! A importância do desenvolvimento da autoconfiança” no livro Coching para pais II
Thayline Sobral
  • Especialização em Terapia Cognitivo Comportamento (IWP)
  • Capacitação em Neuropsicologia (CEAP) • Tutora Cogmed Certificada.
  • Extensão em Terapia Focada no Esquema (Wainer Psicologia Cognitiva)
  • Extensão em Terapia Focada na compaixão (Psineuroclínica Cognitiva do RJ)
  • Extensão em TCC Baseada em Mindfulness e Aceitação (Wainer Psicologia Cognitiva)
  • Extensão em Terapia Comportamental Dialética (Wainer Psicologia Cognitiva)
  • Extensão em Entrevista Motivacional – (Wainer Psicologia)
  • Capacitação em Prática Clínica Terapia Cognitivo Comportamental: Psicoterapia Infanto Juvenil – Me. Luciana Rizo
  • Aperfeiçoamento em Terapia comportamental Dialética (CEFI/CIPCO)
  • Aperfeiçoamento em Terapias Contextuais de Terceira Geração (CEFI/CIPCO) – em andamento

Comece agora