
Formação em Terapia Cognitivo Comportamental Infantojuvenil
Inscrições esgotadas!
Esteja preparado para uma atuação clínica qualificada no atendimento com crianças e adolescentes.
Sobre o curso:
Início: 15/03/2020
Investimento:
12 mensalidades de R$315,00
Se você é estudante, utilize o cupom ESTUDANTES no ato da compra e ganhe 20% de desconto. Após a matrícula, envie o comprovante de matrícula para o e-mail [email protected]
O curso tem duração em 12 meses, a contar do dia 15 de março de 2020.
Se você é estudante de graduação ou pós-graduação, utilize o cupom ESTUDANTES no ato da compra e ganhe 20% de desconto. Após a matrícula, envie o comprovante de matrícula para o e-mail [email protected]
-
Informações Iniciais
-
Instrumentos
-
Supervisão
-
Aula Bônus - Conceitualização Cognitiva
-
1º Módulo - Introdução à TCC
-
1º Módulo - Introdução à TCC Infantojuvenil
-
2º Módulo - Técnicas, Intervenções e Ferramentas Cognitivas e Comportamentais
- Apresentação - Técnicas Cognitivas e Comportamentais
- Definição, Características e Critérios de Escolha
- Técnicas para Avaliação e Formulação
- Técnicas para Intervenção na Infância e na Adolescência
- Apresentação - Intervenções e Ferramentas
- Tratamento em TCC
- Adaptação da TCC para Infância e Adolescência
- Estrutura de Tratamento em TCC
- Estrutura da Sessão em TCC
- Instrumentos e Recursos
-
3º Módulo - Mindfulness com Crianças e Adolescentes
-
3º Módulo - Técnicas de Relaxamento com Crianças e Adolescentes
-
4º Módulo - Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais e Resiliência
-
4º Módulo - Desenvolvimento de Regulação Emocional
-
5º Módulo - Orientação Familiar
-
6º Módulo - Capacitação de Professores
-
6º Módulo - Relação do Psicólogo com a Escola
-
7º Módulo - TCC nos Transtornos Alimentares na Adolescência
-
7º Módulo - TCC na Seletividade Alimentar na Infância
-
08º Módulo - TCC no TAG e Transtorno de Pânico Infanto Juvenis
-
9º Módulo - TCC na Dependência Tecnológica
-
10º Módulo - TCC no TDAH e TDO
-
10º Módulo - TCC no Transtorno de Ansiedade de Separação
-
11º Módulo - TCC no TOC Infantojuvenil
-
11º Módulo - TCC no TEPT e Estresse na Infância e Adolescência
-
12º Módulo - TCC na Depressão Infanto Juvenil e Suicídio e Parassuicídio na Adolescência
Descrição do curso
Categoria: CURSOS
Informações gerais
Conteúdo
- Introdução à TCC
- Introdução à TCC Infanto Juvenil
- Conceitualização Cognitiva de Crianças e Adolescentes
- Intervenções e Ferramentas Clínicas
- Técnicas de Relaxamento
- Mindfulness com crianças e adolescentes.
- Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais e Resiliência
- Orientação Familiar
- Capacitação de Professores
- Bullying: Intervenções Escolares
- TCC na Anorexia e Bulimia na Adolescência
- TCC na Seletividade Alimentar Infantil
- TCC no TOC Infanto Juvenil
- TCC na Dependência Tecnológica Infanto Juvenil
- TCC na Depressão Infanto Juvenil
- TCC, Suicídio e Parassuicídio na Adolescência
- TCC no TDAH Infanto Juvenil
- TCC no TDO
- TCC no TEPT
- TCC no Estresse Infanto Juvenil
- TCC na Fobia Social e Específica Infanto Juvenil
- TCC no TAG Infanto Juvenil
- TCC no Transtorno de Pânico Infanto Juvenil
Objetivo
Capacitar clinicamente os participantes do curso para aplicar a Terapia Cognitivo Comportamental em crianças e adolescentes.
Público-alvo
O curso é restrito a Psicólogos, Estudantes de Psicologia, Psiquiatras e Residentes de Psiquiatria.
Metodologia
Mensalmente, o aluno terá acesso à videoaulas gravadas com respectiva apostila para apoio.
Um professor acompanhará a turma ao longo do ano e uma vez por mês, professor e alunos terão um encontro via vídeo-conferências com interação em tempo real para supervisão de caso clínico, tirar dúvidas e realizar treinamentos de competência clínicas.
O aluno poderá ter acesso ao conteúdo durante um ano.
Certificado
Ao final do curso o aluno receberá o certificado de Formação em TCC Infantojuvenil
Professores
Vanessa Marques
- Psicóloga Clínica
- Doutoranda em Psicologia Clínica - UNISINOS
- Mestra em Gestão Educacional- UNISINOS
- Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental- WP/FACCAT
- Especialista em Psicologia Hospitalar- IEP Hospital Moinhos de Vento
- Formação em Terapia do Esquema- Wainer Psicologia/ ISST/ NY Institute of Schema Therapy - USA
- Docente da Pós-Graduação: MBA – Desenvolvimento Humano e Liderança - Faculdade Murialdo/ FAMUR
- Supervisora de Estágio Curricular em Psicologia Clínica no Consultório de Psicologia Vanessa Marques
- Supervisora Clínica na ELO Psicologia & Desenvolvimento
- Professora convidada em Cursos de Formação e Especialização em TCC e Terapia do Esquema, em diversas Instituições
Debora Fava
- Doutoranda em Psicologia (Unisinos/CAPES) com período de estágio na Palo Alto University (CA/USA).
- Mestre em Cognição Humana (PUCRS);
Coordenadora da ELO - Psicologia e Desenvolvimento em Porto Alegre Terapeuta Cognitiva certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas; - Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (WP)
- Psicologia Clínica (Conselho Federal de Psicologia);
Formação em Manejo do Comportamento Infantil pela Piedmont Virginia Community College (EUA); - Trabalha como psicoterapeuta em consultório particular e presta consultoria para escolas, além de atuar como professora e palestrante em cursos e eventos de Educação e Terapia Cognitiva na infância em diversos estados do Brasil. Também é autora e Organizadora de livros pela Editora Artesã e Sinopsys
Igor Lemos
- Doutor em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento
- Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco
- Especialista em Terapia cognitivo-comportamental avançado pela Universidade de Pernambuco
- Terapeuta Cognitivo certificado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas
- Autor de livros e materiais na área de TCC
Ilana Figueiredo Brandão
- Psicóloga Clínica
- Mestre em psicologia,
- Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental,
- Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental Infanto-juvenil,
Supervisora e educadora parental - Idealizadora do Programa de Habilidades de vida e autocompaixão para crianças e adolescentes
- Psicóloga Clínica
- Mestre em Hebiatria pela UPE
- Especialista em Saúde Mental pela UFPE
- Terapeuta Certificada pela FBTC
- Membro da Equipe da FBTC
- Training Program in Cognitive Therapy in Beck Institute
- Docentes de cursos de especialização em TCC
- Supervisora Clínica
- Coordenadora da Especialização em Terapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência – InTCC Recife
- Psicoterapeuta do Grupo CTOC/HUOC-PE
Mirella Nobre
- Psicóloga clínica e professora de pós graduação.
- Mestra em psicologia pela Universidade Federal de Alagoas
- Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência pelo InTCC
- Formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto Cognitivo
Mirela Ricarte
- Psicóloga clinica com formação em terapia cognitivo comportamental
- Mestre em Psicologia Cognitiva pela UFPE
- Doutora em Psicologia Cognitiva pela UFPE
- Professora do Departamento de Psicologia da UFPI
- Autora e coautora de artigos e capítulos de livro na área de avaliação psicológica, terapia cognitivo comportamental e habilidades socioemocionais
Roberta Joaquim
- Psicóloga Clínica
- Especialista em TCC
- Proficiente em TCC
- Treinamento em ensino e supervisão pelo Beck Instituto
- Primar Training Racional Emotive pelo Instituto Albert Ellis
- Formação em Terapia Cognitiva Processual
- Formação em Entrevista Motivacional
- Prática profissional em atendimento e supervisão clínica
- Professora e supervisora de TCC
Raphaela Schlottfeldt Brandão
- Psicóloga Clínica
- Proficiência em Terapia Cognitivo-Comportamental, Instituto de Terapia Cognitiva Veda, 2018
- Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, Instituto de Terapia Cognitiva Veda, 2016
- Tem experiência em supervisão de alunos de especialização em TCC
Lara Costa
- Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
- Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência pelo InTCC
- Formação em Terapia do Esquema pelo Instituo de Educação e Reabilitação Emocional (INSERE)
- Educadora Parental em Disciplina Positiva pela Positive Discipline Association (PDA/USA)
- Certificação em Parentalidade e Educação Positivas pela Escola da Parentalidade e Educação Positivas (Portugal)
- Certificação em Inteligência Emocional e Social pela Escola da Parentalidade e Educação Positivas (Portugal)
- Fundadora do PrimeiraMente Psicologia Criativa e da plataforma AtmosferaPsi
- Pós Graduada em Terapia Cognitivo Comportamental infância e adolescência CTC Veda – SP
- Certificação Europeia pelo DEGERT – Portugal
- Pós Graduada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial – Estácio de Sá – RJ
- Pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental – PUCRS
- Dinamista de Grupos
- Facilitadora de Grupos Operativos em ações de saúde pública com atendimento ambulatorial
- Grupos Informativos e Educativos – preventivo para pais, adolescentes
- Oficinas terapêuticas e Lúdicas
- Programas em Saúde Mental e Saúde da Mulher
- Palestrante em Empresas, escolas publicas, municipais, estaduais e privadas.
- Instrutora de mindfulness e mindful eating, oferece cursos, vivências e palestras de mindfulness principalmente para escolas, pais, crianças e adolescentes.
- Graduada em psicologia desde 2000
- Possui formação profissional em Mindfulness pela UNIFESP
- Mindful Eating pelo programa Eat For Life, com a Lynn Rossy, mindfulness para crianças e adolescentes na Mindful Schools da Califórnia (Mindfulness Fundamentals, Mindful Educator Essentials e Difficult Emotions Course)
- Especialista em Psicologia Hospitalar e Psicossomática (FMABC) e extensão em Terapia Focada na Compaixão (IPqHCFMUSP). Responsável pela Brace Psicoterapia e Mindfulness (www.brace.net.br)
- Psicóloga clínica (CRP 15/3525)
- Terapeuta Cognitivo Comportamental (Beck Institute)
- Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência (Intcc - RS)
- Especialista em Transtornos Alimentares
- Educadora Parental em Disciplina Positiva (PDA)
- Formação em Terapia cognitivo Comportamental (NAPC/UNCISAL)
- Formação em Terapia do Esquema (Insere)
- Formação em Ludoterapia
- Formação em Terapia Sexual
- Ex vice-presidente ATC AL (gestão 2016-2018)
- Professora de pós graduação
- Psicóloga clínica e educacional
- Especialista em Orientação Familiar e Processos Psicoterapêuticos, Distúrbios de Aprendizagem, Terapia Cognitivo Comportamental e Mediação de conflitos.
- Atuação nas áreas clínica, escolar, workshops, palestras, orientação de professores, desenvolvimento de projetos de habilidades socioemocionais ( Projeto Amores), desenvolvimento e criação de jogos e materiais terapêuticos
- ( Jogo da Coragem e Confiança / Baralho Animação / Prumo das Emoções e outros)
- Responsável pelo Grupo RED - regulação emocional divertida - intervenções e práticas terapêuticas para o dia a dia
- Workshop internacional ( Portugal )sobre: “ Medos e ansiedade na infância “
- Certificação internacional em Encorajamento e Coach Parental
- Autora do capítulo: “ Onde foi que eu errei! A importância do desenvolvimento da autoconfiança” no livro Coching para pais II
- Mestre em psicologia clinica (UNISINOS)
- Especialista em Psicologia Hospitalar (Hospital Moinho dos Ventos)
- Formação em Terapia Cognitivo Comportamental (WP)
- Formação em andamento em Terapia dos Esquemas (WP)
- Supervisora clinica em consultório particular
- Especialização em Terapia Cognitivo Comportamento (IWP)
- Capacitação em Neuropsicologia (CEAP) • Tutora Cogmed Certificada.
- Extensão em Terapia Focada no Esquema (Wainer Psicologia Cognitiva)
- Extensão em Terapia Focada na compaixão (Psineuroclínica Cognitiva do RJ)
- Extensão em TCC Baseada em Mindfulness e Aceitação (Wainer Psicologia Cognitiva)
- Extensão em Terapia Comportamental Dialética (Wainer Psicologia Cognitiva)
- Extensão em Entrevista Motivacional – (Wainer Psicologia)
- Capacitação em Prática Clínica Terapia Cognitivo Comportamental: Psicoterapia Infanto Juvenil – Me. Luciana Rizo
- Aperfeiçoamento em Terapia comportamental Dialética (CEFI/CIPCO)
- Aperfeiçoamento em Terapias Contextuais de Terceira Geração (CEFI/CIPCO) – em andamento