
OBSERVAÇÃO E AVALIAÇÃO DO NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 0 A 5 ANOS
Aprenda com grandes referências do país sobre o Neurodesenvolvimento Infantil, seus marcos e possíveis desvios!
"Certamente um curso que todos os profissionais da saúde e educação que trabalham com crianças deveriam fazer"
"Um curso que também pode ser muito útil para pais que querem entender e acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos"
Rosa Magaly Morais (psiquiatra da infância)
Ministrado por grandes autoridades em Neurodesenvolvimento
Oito módulos (videoaulas - 11 horas)
Quatro tutorias (videoconferências)
Acesso liberado por três meses
Datas das tutorias:
08, 09, 10 e 11 de março, das 20:00 às 21:00.
Estudantes de graduação e pós têm 20% de desconto. Clique aqui para receber seu cupom.
-
Questionário de Satisfação
-
Entendendo o Transtorno do Espectro AutistaGrátis
-
Módulo 1 - Desenvolvimento Infantil de 0 a 5 anos
-
Módulo 2 - Brincar e comportamentos transitórios no desenvolvimento típico
-
Módulo 3.1 - Alterações do sono
-
Módulo 3.2 - Transtornos de eliminação
-
Módulo 4.1 - Observação do comportamento da criança e sinais de risco para o desenvolvimento
-
Módulo 4.2 - Escalas para avaliação do desenvolvimento infantil
-
Módulo 5 - Desenvolvimento da linguagem oral e seus possíveis desvios
-
Módulo 6 - Desenvolvimento da fala e seus possíveis desvios
-
Módulo 7 - Desenvolvimento Sistema Estomatognático e seus possíveis desvios
-
Módulo 8 - Diagnóstico diferencial dos transtornos da comunicação
- Apresentação e Agenda
- Caracterizando os Transtornos da Comunicação
- Diagnóstico Diferencial entre Atraso de Linguagem, TDL e Transtorno da Linguagem
- Transtorno do Espectro do Autismo
- Transtorno da Comunicação Social
- Apraxia de Fala na Infância
- Slides - Diagnóstico diferencial dos transtornos de comunicação
-
Referências bibliográficas do módulo 1 ao 4.2 - Parte 1
- A Review of Joint Attention and Social-Cognitive Brain Systems in Typical Development and Autism Spectrum Disorder
- Toilet Training
- Modified Version of Azrin and Foxx’s Rapid Toilet Training
- Can evidence-based medicine change toilet-training practice?
- The Importance of Play in Promoting Healthy Child Development and Maintaining Strong Parent-Child Bonds
- Children’s social play sequence: Parten’s classic theory revisited
- Behavioral Interventions for Infant Sleep Problems: A Randomized Controlled Trial
- Brinquedos e brincadeiras de creches
- Developmental assessment of children
- Bedtime Problems and Night Wakings in Children
-
Referências bibliográficas do módulo 1 ao 4.2 - Parte 2
- Recommendations on screening for developmental delay
- Evaluation of child development: beyond the neuromotor aspect
- Aprenda os sinais. Aja cedo.
- Fatores de risco para suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor aos 12 meses de vida
- The Lifelong Effects of Early Childhood Adversity and Toxic Stress
-
Referências bibliográficas do módulo 5 ao 8
-
Tutorias
Descrição do curso
O desconhecimento das alterações do desenvolvimento infantil compromete a conduta diagnóstica e as intervenções adequadas. A partir disso, este curso foi especialmente pensado para profissionais da área da saúde e da educação, que sentem necessidade em aprimorar seus conhecimentos sobre o neurodesenvolvimento que ocorre nos primeiros cinco anos de vida, para que possam reconhecer, detectar e avaliar possíveis desvios nesse processo. Através deste curso, os participantes adquirirão conhecimentos sobre desenvolvimento infantil e instrumentos para identificar suas alterações.
Categoria: CURSOS
Informações gerais
Conteúdo
- Desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos
- Brincar e comportamentos transitórios no desenvolvimento típico
- Alterações do sono e transtornos de eliminação
- Observação do comportamento da criança e sinais de risco para o desenvolvimento
- Escalas para avaliação do desenvolvimento infantil
- Desenvolvimento da linguagem oral e seus possíveis desvios
- Desenvolvimento da fala e seus possíveis desvios
- Desenvolvimento do Sistema Estomatognático e seus possíveis desvios
- Diagnóstico diferencial dos Transtornos da Comunicação
Objetivo
Instrumentalizar os participantes para a observação e avaliação do desenvolvimento da criança de 0-5 anos e assim como para a detecção nos desvios da trajetória típica.
O curso se destina a também poder]ao se beneficiar do conteúdo do curso
Público-alvo
Médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, demais profissionais da saúde, psicopedagogos, professores da educação infantil, estudantes da área de saúde e educação e pais.
Metodologia
O curso será ministrado através de videaulas gravadas e os participantes terão uma tutoria por videoconferência com cada um dos professores.
Certificado
Confere certificado
Professores
Mariana Pacifico Mercadante
- Médica pela Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP
- Residência em Pediatria na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FMUSP
- Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria
- Especialização em Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo- FMUSP
- Doutorado em curso na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FMUSP
- Psicóloga pela Faculdade de Psicologia PUC-SP
- Atualmente é psicóloga pesquisadora no ambulatório de autismo - Departamento e Instituto de Psiquiatria HC FMUSP
- Atua em clínica privada no diagnóstico e atendimento de crianças e adultos do espectro autista
- Tradutora da escala padrão ouro para avaliação de autismo- ADOS
- Certificado de Reliability para uso da escala e treinamento de equipe de pesquisa na utilização do instrumento ADOS
- Fonoaudióloga clínica graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP
- Mestrado em Fisiopatologia Experimental pela Universidade de São Paulo
- Título de especialista em linguagem concedido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia
- PROMPT (Restructuring Oral Muscular Phonetic Targets - Nível 1 e Bridging)
- Certificada pelo Hanen Centre (Toronto-Canadá) nos programas de orientação a pais "It takes two to talk"e "More than words"
- Atualmente,além da clínica, é fonoaudióloga pesquisadora no ambulatório de autismo - Departamento e Instituto de Psiquiatria HC FMUSP
Mônica Bevilacqua
- Fonoaudióloga clínica com Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP
- Curso Avançado e Básico no Modelo Denver de Intervenção Precoce em Crianças com Autismo pelo Mind Institute
- PROMPT (Restructuring Oral Muscular Phonetic Targets - Nível 1)
- Certificação Básica e Avançada em PECS pela Pyramid Consultoria Educational e Mestrado no tema
- Experiência clínica e docente em linguagem infantil e seus desvios e comunicação suplementar e/ou alternativa