B7ffbe10 2f87 42cc ac7c c0976dac0625

OBSERVAÇÃO E AVALIAÇÃO DO NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL DE 0 A 5 ANOS

Inscrições encerradas! 

Aprenda com grandes referências do país sobre o Neurodesenvolvimento Infantil, seus marcos e possíveis desvios!

"Certamente um curso que todos os profissionais da saúde e educação que trabalham com crianças deveriam fazer" 
"Um curso que também pode ser muito útil para pais que querem entender e acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos" 
Rosa Magaly Morais (psiquiatra da infância)

Sobre o curso: 

Ministrado por grandes autoridades em Neurodesenvolvimento
Oito módulos (videoaulas - 11 horas)
Quatro tutorias (videoconferências)
Acesso liberado por três meses

Datas das tutorias:
08, 09, 10 e 11 de março, das 20:00 às 21:00. 
Estudantes de graduação e pós têm 20% de desconto. Clique aqui para receber seu cupom. 

Está com alguma dúvida? Chama a gente no Whatsapp!

Ao se inscrever no curso, você afirma ter lido os nossos Termos de Uso.  

Após realizar o pagamento, a sua área do aluno estará disponível em até dois dias úteis, mesmo que não receba algum e-mail de confirmação do pagamento. 
  • Questionário de Satisfação
    • Questionário de Satisfação
  • Entendendo o Transtorno do Espectro Autista
    Grátis
    • Acesso a aula
  • Módulo 1 - Desenvolvimento Infantil de 0 a 5 anos
    • Apresentação e Agenda
    • Teoria do Desenvolvimento
    • Desenvolvimento Típico
    • Função Executiva
    • Estresse Tóxico
    • Distúrbios do Desenvolvimento
    • Sinais de Alarme
    • Recursos
    • Slides - Desenvolvimento Infantil
  • Módulo 2 - Brincar e comportamentos transitórios no desenvolvimento típico
    • Apresentação e Agenda
    • História, Importância e Significado
    • Brincadeira de 0 a 1 Ano e Meio
    • Brincadeiras de 1 Ano e Meio a 3
    • Brincar na Escola
    • Slides - A criança e o brincar
  • Módulo 3.1 - Alterações do sono
    • Apresentação e Agenda
    • Fisiologia do Sono
    • Distúrbios do Sono
    • Avaliação / Diagnóstico
    • Tratamento
    • Casos Clínicos
    • Slides - Sono
  • Módulo 3.2 - Transtornos de eliminação
    • Apresentação e Agenda
    • Introdução
    • Técnicas de Desfralde
    • Enurese
    • Encoprese
    • Constipação
    • Casos Clínicos
    • Slides - Desfralde e suas dificuldades
  • Módulo 4.1 - Observação do comportamento da criança e sinais de risco para o desenvolvimento
    • Apresentação e Agenda
    • Observação ( Brincar)
    • Comunicação
    • Respostas Sensoriais
    • Comportamento Social
    • Aprendendo a Observar
    • Contato Visual
    • Slides - observação do comportamento da criança de 0 a 5 anos e sinais de risco para o desenvolvimento
  • Módulo 4.2 - Escalas para avaliação do desenvolvimento infantil
    • Apresentação
    • Escalas Para Avaliação do Desenvolvimento Infantil
    • Slides - Material complementar
  • Módulo 5 - Desenvolvimento da linguagem oral e seus possíveis desvios
    • Apresentação e Agenda
    • Comunicação
    • Linguagem
    • Como Ocorre o Desenvolvimento da Linguagem
    • Possíveis Desvios
    • Slides - Desenvolvimento da linguagem e seus possíveis desvios
  • Módulo 6 - Desenvolvimento da fala e seus possíveis desvios
    • Apresentação e Agenda
    • Produção e Desenvolvimento da Fala
    • Alterações da Fala
    • Fonética x Fonologia
    • Alterações Fonéticas
    • Alterações de Fala de Origem Orgânica
    • Slides - Desenvolvimento da fala e seus possíveis desvios
  • Módulo 7 - Desenvolvimento Sistema Estomatognático e seus possíveis desvios
    • Apresentação e Agenda
    • Entendendo o Sistema Estomatognático
    • Como Ocorre o Crescimento do Sistema Estomatognático
    • Alimentação
    • Possíveis Desvios
    • Slides - Sistema estomatognático e seus possíveis desvios
  • Módulo 8 - Diagnóstico diferencial dos transtornos da comunicação
    • Apresentação e Agenda
    • Caracterizando os Transtornos da Comunicação
    • Diagnóstico Diferencial entre Atraso de Linguagem, TDL e Transtorno da Linguagem
    • Transtorno do Espectro do Autismo
    • Transtorno da Comunicação Social
    • Apraxia de Fala na Infância
    • Slides - Diagnóstico diferencial dos transtornos de comunicação
  • Referências bibliográficas do módulo 1 ao 4.2 - Parte 1
    • A Review of Joint Attention and Social-Cognitive Brain Systems in Typical Development and Autism Spectrum Disorder
    • Toilet Training
    • Modified Version of Azrin and Foxx’s Rapid Toilet Training
    • Can evidence-based medicine change toilet-training practice?
    • The Importance of Play in Promoting Healthy Child Development and Maintaining Strong Parent-Child Bonds
    • Children’s social play sequence: Parten’s classic theory revisited
    • Behavioral Interventions for Infant Sleep Problems: A Randomized Controlled Trial
    • Brinquedos e brincadeiras de creches
    • Developmental assessment of children
    • Bedtime Problems and Night Wakings in Children
  • Referências bibliográficas do módulo 1 ao 4.2 - Parte 2
    • Recommendations on screening for developmental delay
    • Evaluation of child development: beyond the neuromotor aspect
    • Aprenda os sinais. Aja cedo.
    • Fatores de risco para suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor aos 12 meses de vida
    • The Lifelong Effects of Early Childhood Adversity and Toxic Stress
  • Referências bibliográficas do módulo 5 ao 8
    • Desenvolvimento da linguagem e sinais de alerta
    • Crianças, alimentação e nutrição
    • Higiene bucal para pessoas com TEA
    • Guia de orientação para saúde bucal nos primeiros anos de vida
    • Guia de saúde oral materno - infantil
    • Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos
    • Outras indicações
  • Tutorias
    • Datas e Acesso da Tutoria

Descrição do curso

O desconhecimento das alterações do desenvolvimento infantil compromete a conduta diagnóstica e as intervenções adequadas. A partir disso, este curso foi especialmente pensado para profissionais da área da saúde e da educação, que sentem necessidade em aprimorar seus conhecimentos sobre o neurodesenvolvimento que ocorre nos primeiros cinco anos de vida, para que possam reconhecer, detectar e avaliar possíveis desvios nesse processo. Através deste curso, os participantes adquirirão conhecimentos sobre desenvolvimento infantil e instrumentos para identificar suas alterações.  

Categoria: CURSOS

Informações gerais

Conteúdo
  • Desenvolvimento infantil de 0 a 5 anos
  • Brincar e comportamentos transitórios no desenvolvimento típico
  • Alterações do sono e transtornos de eliminação
  • Observação do comportamento da criança e sinais de risco para o desenvolvimento
  • Escalas para avaliação do desenvolvimento infantil
  • Desenvolvimento da linguagem oral e seus possíveis desvios
  • Desenvolvimento da fala e seus possíveis desvios
  • Desenvolvimento do Sistema Estomatognático e seus possíveis desvios
  • Diagnóstico diferencial dos Transtornos da Comunicação
Objetivo

Instrumentalizar os participantes para a observação e avaliação do desenvolvimento da criança de 0-5 anos e assim como para a detecção nos desvios da trajetória típica.

O curso se destina a também poder]ao se beneficiar do conteúdo do curso

Público-alvo

Médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, demais profissionais da saúde, psicopedagogos, professores da educação infantil, estudantes da área de saúde e educação e pais. 

Metodologia

O curso será ministrado através de videaulas gravadas e os participantes terão uma tutoria por videoconferência com cada um dos professores. 

Certificado

Confere certificado

Professores

Mariana Pacifico Mercadante

  • Médica pela Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP
  • Residência em Pediatria na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FMUSP
  • Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria
  • Especialização em Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo- FMUSP
  • Doutorado em curso na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FMUSP
Caia Pacífico

  • Psicóloga pela Faculdade de Psicologia PUC-SP
  • Atualmente é psicóloga pesquisadora no ambulatório de autismo - Departamento e Instituto de Psiquiatria HC FMUSP
  • Atua em clínica privada no diagnóstico e atendimento de crianças e adultos do espectro autista
  • Tradutora da escala padrão ouro para avaliação de autismo- ADOS
  • Certificado de Reliability para uso da escala e treinamento de equipe de pesquisa na utilização do instrumento ADOS
Deborah Rolim

  • Fonoaudióloga clínica graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP
  • Mestrado em Fisiopatologia Experimental pela Universidade de São Paulo
  • Título de especialista em linguagem concedido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia
  • PROMPT (Restructuring Oral Muscular Phonetic Targets - Nível 1 e Bridging)
  • Certificada pelo Hanen Centre (Toronto-Canadá) nos programas de orientação a pais "It takes two to talk"e "More than words"
  • Atualmente,além da clínica, é fonoaudióloga pesquisadora no ambulatório de autismo - Departamento e Instituto de Psiquiatria HC FMUSP

Mônica Bevilacqua

  • Fonoaudióloga clínica com Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP
  • Curso Avançado e Básico no Modelo Denver de Intervenção Precoce em Crianças com Autismo pelo Mind Institute
  • PROMPT (Restructuring Oral Muscular Phonetic Targets - Nível 1)
  • Certificação Básica e Avançada em PECS pela Pyramid Consultoria Educational e Mestrado no tema
  • Experiência clínica e docente em linguagem infantil e seus desvios e comunicação suplementar e/ou alternativa

Comece agora