Supervisão Clínica Online

O terapeuta cognitivo deve ser competente em construir uma formulação de caso, aplicar estratégias de intervenção eficazes e estabelecer uma relação terapêutica colaborativa. A supervisão clínica é o método mais eficaz para desenvolver tais habilidades. Pensando nisso, a Comportalmente estabeleceu uma parceria com as Psicólogas Roberta Joaquim e Fabiana Romanini com o objetivo de trabalhar em Supervisão Clínica Online, conhecimentos teóricos da TCC e desenvolver habilidade para aplicar essa teoria de forma estruturada.

As sessões de supervisão online em TCC possuem dois momentos, o primeiro de levantamento de necessidades e estabelecimento de objetivos de forma colaborativa e o segundo mais focado em atingir esses objetivos através de métodos variados como a Leitura de textos atuais, role play, apresentação de material escrito, feedback, etc.

As sessões de supervisão ocorrerão em grupo e segue a mesma estrutura da sessão de psicoterapia para promover, por meio da modelagem, o desenvolvimento das habilidades necessárias do terapeuta cognitivo, como construção de agenda, descoberta guiada, plano de ação, ritmo de sessão, entre outros (Salkoviskis, 2016).

Esse modelo de supervisão está baseado no arcabouço teórico sobre supervisão em TCC e nos princípios da Academy of Cognitive and Behavion Therapies e as supervisoras são devidamente capacitadas para conduzi-la. 

Objetivo: possibiltar aos supervisionandos a aplicação de tcc de forma estruturada, aderindo aos protocolos de tratamento, com o desenvolvimento de competencias terapeuticas.

Público alvo: psicólogos e psiquiatras ativos em seus respectivos conselhos.

Turmas: as turmas serão divididas em três categorias: iniciante, intermediária e avançado. Para a divisão das turmas será utilizado um questionário semi estruturado para identificar o conhecimento e a experiência do supervisionando. Cada turma será composta de 3 supervisionando e terá um tempo total de supervisão de 1h30 ou pode ser composta por 5 alunos com o tempo total de supervisão de 2h30. Para cada turma de supervisão teremos 10 encontros quinzenais.

Conteúdo: formulação de caso; plano de tratamento; estrutura de sessão; aplicação de tecnicas cognitivas e comportamentais.

Deseja se inscrever ou obter mais informações? Envie um e-mail para [email protected]